Mesmo com pedido do presidente Lula, Infraero ainda não concertou os problemas com a interner gratuita
No final do mês de setembro, a Empresa Brasileira de infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) informou à mídia que iniciou o projeto de Wi-Fi (rede de internet sem fio gratuita) nos aeroportos do Brasil. O projeto visa estender e disponibilizar a rede de forma ilimitada para usuários de aeroportos e passageiros.
A notícia não impressionou muito, uma vez que a Infraero já havia lançado o projeto algumas vezes e, por problemas técnicos, não concluiu. No ano passado, o Wi-Fi começou a funcionar nas salas de embarque dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Curitiba (PR), Belém (PA) e Confins (MG). Contudo, o recurso era feito por empresas terceirizadas além de ser cobrada uma taxa que chegava à R$ 10 por hora.
Em fase de teste, o serviço Wi-Fi da Infraero disponibiliza somente acessibilidade a sites do governo. Segundo a assessoria de imprensa, os técnicos trabalham com prioridade para solucionar os problemas de domínio. “Já conseguimos organizar os sites governamentais. Mas os outros domínios como ‘.com.br’ ainda não foram organizados”, explica.
Mesmo ainda em processo de regulamentação, a Infraero confirma que a internet funcionará de forma ilimitada, sem bloqueio a sites apenas do governo. Mas por medidas de segurança, alguns sites não governamentais terão restrição, como os de Banco e e-mail.
A notícia não agradou muito. O professor Ubirajara Coelho Neto, da Universidade de Tocantins vem à Brasília quinzenalmente e sempre usa a internet Wi-Fi paga nos aeroportos e afirma desconhecer o projeto. “Acho importante a democratização do uso da internet, mas não sabia que aqui no aeroporto existia rede sem fio gratuita. Discordo inicialmente de o acesso ser somente a sites do governo ou ser apenas ilimitado para estes sites. Acho que ninguém vai querer tirar um nada-consta no aeroporto”, brinca.
Funcionamento
A rede Wi-Fi tem algumas vantagens. Redes sem fio são baratas e fáceis de construir e também são discretas. Muitas vezes as pessoas nem notam que estão perto de um hotspot – local de acesso à internet gratuita.
Uma rede sem fio usa ondas de rádio, da mesma forma que os telefones celulares, televisões e rádio. Na verdade, a comunicação ao longo da rede Wi-Fi é muito parecida com as de rádio do tipo emissor-receptor. Em casos de aeroportos, o sinal não interfere na comunicação entre os aviões e a torre. Saiba mais no vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário