segunda-feira, 18 de maio de 2009

E a Dengue? Como está?

Perigo!
__________________

É Preocupante. A taxa de letalidade da dengue no País é seis vezes maior do que a considerada aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até 30 de abril, 87 pacientes com dengue hemorrágica ou com complicações da doença morreram - 6% do total. Pelos padrões da OMS, o máximo seria 1%. "É um índice muito alto, que revela ainda falhas importantes na assistência aos doentes", diz o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho. 

Das 87 mortes confirmadas pela doença, a maioria foi registrada na Bahia (49) e em Mato Grosso (15). Fenômeno que se repete quando se analisa a distribuição de casos no País. Até agora, oito Estados respondem por 78% dos casos.

Enquanto a mídia e a sociedade pauta o vírus alheio (gripe A H1N1) o vírus Aedis, ou Denge, ataca a polpulação desavisada. Em números absolutos, a quantidade de casos caiu 49% comparada com o mesmo período de 2008 - passando de 440.360 para 226.513. Há, portanto, locais onde o trabalho falhou e é preciso agora concentrar esforço, alertar e precaver a sociedade e criar projetos mais eficazes.

E o Ministério da Saúde? Liberou somente R$ 1,08 bilhão para trabalhos de prevenção da doença

Um comentário:

Relativizando Absurdos disse...

O problema da Dengue não é problema só do governo, a população também tem que colaborar é um trabalho conjunto no qual os dois lados estão errando.

Mas falando do lado governo, não vi propagandas sobre dengue muito fortes esse ano mas fazendo propaganda dos governos...toda hora. Acho que só esse comentário já diz o que realmente importa para os políticos.

Se a gipe A (suína) tiver matado metade do número pessoas que morreram de dengue no Brasil...aí a gente fala de novo!

Por Samara Correia