O Codex Sinaiticus foi escrito no século 4 e agora, foi restaurado e disponibilizado na internet.
___________________
Cerca de 800 páginas do exemplar mais antigo da Bíblia - que pode ser visto pelo público - foram restauradas e estão disponíveis para consulta na internet. Mais de 1.600 anos depois de ser escrita em grego, estará acessível a partir desta semana (quinta-feira). Partes da Codex Sinaiticus, que contém o Novo Testamento - mais velho e mais completo - foram restaurados por especialistas da Grã-Bretanha, Alemanha, Egito e Rússia. Os textos poderão ser usados para futuras pesquisas científicas e religiosas. As imagens em alta resolução do Evangelho de Marcos, por exemplo, e diversos outros livros do velho testamento estarão disponíveis em http://www.codex-sinaiticus.net/.
Segundo Scot McKendrick, diretor de manuscritos ocidentais da Biblioteca Britânica de Londres diz que o Codex Sinaiticus é um dos maiores tesouros escritos do mundo. "Este manuscrito de 1,6 mil anos é uma janela para se entender o desenvolvimento do início do cristianismo, e se trata de uma evidência em primeira mão de como o texto da Bíblia foi transmitido de geração a geração", diz.
Por 1,5 mil anos, o manuscrito ficou preservado em um mosteiro na Península do Sinai, no Egito. Em 1844, ele foi encontrado e dividido entre Egito, Rússia, Alemanha e Grã-Bretanha. Estudiosos apostam que o documento tenha resistido ao tempo porque oa r do deserto é ideal para a conservação do pergaminho, e porque o mosteiro permaneceu intocado por todo esse tempo.
Um comentário:
Do you have copy writer for so good articles? If so please give me contacts, because this really rocks! :)
Postar um comentário